quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pela oitava vez na temporada KTM faz dobradinha com Cairoli e Herlings no Mundial de Motocross

Redação MX Racing - Por Renato ‘Renas’ Fernandes - Informações: Youthstream
 

Largada da MX2 na pista de areia durante a 12ª etapa do Mundial na Finlândia - Foto: Ray Archer / KTM images


O histórico circuito finlandês de Hyvinkää voltou a receber uma etapa do Mundial de Motocross e nem mesmo a chuva na última bateria do dia esfriou os ânimos dos pilotos da MX1 nesta 12ª rodada do campeonato. Já os resultados não foram diferentes do que tem acontecido durante quase toda a temporada, com Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings mais uma vez dominando a MX1 e MX2, respectivamente. A dupla da Suzuki, Clement Desalle e Kevin Strijbos completaram o pódio da MX1, enquanto Dean Ferris e Jordi Tixier foram segundo e terceiro pela MX2
 
MX1
 

Antonio Cairoli - Foto: Ray Archer / KTM Images

Clement Desalle largou na frente da primeira bateria da MX1 e apesar de Cairoli ter contornado a primeira curva em quarto, o italiano fechou a volta inicial já em segundo superando Rui Gonçalves e Kevin Strijbos. O belga conseguiu segurar Cairoli por boa parte da prova, mas quando o italiano finalmente conseguiu se encontrar na pista, conseguiu a ultrapassagem na 15ª volta para terminar a bateria em primeiro.
 
Desalle manteve a segunda colocação, enquanto Ken De Dycker fazia uma bela prova de recuperação, saindo de sua oitava colocação inicial para receber a bandeirada em terceiro, a frente de Jeremy Van Horebeek e Kevin Strijbos que disputaram a quarta posição durante as voltas finais.
 

Clement Desalle - Foto: Suzuki Racing

Já na segunda bateria, Cairoli não deu chance aos adversários assumindo a ponta logo após a largada para garantir mais uma vitória geral, sua oitava no campeonato. A exemplo do italiano, Kevin Strijbos se estabeleceu na segunda posição assim que caiu o gate, a mantendo até a bandeirada final.
 
Clement Desalle por sua vez teve bastante trabalho para defender a terceira posição, chegando a ser superado por Tommy Searle mas recuperando o posto quando na briga pela colocação a seis voltas do fim o piloto inglês foi ao chão. Perdendo várias posições e precisando para a troca de seus óculos, Searle cruzou a linha de chegada apenas em 11º.
 

Kevin Strijbos - Foto: Suzuki Racing

Completando os cinco primeiros na segunda bateria, veio Gautier Paulin que depois da sexta posição na prova inicial, conseguiu concluir a bateria seguinte em quarto, com Jeremy Van Horebeek em quinto.
 
Na somatória das baterias, Cairoli foi mais uma vez o primeiro colocado. Em segundo, Clement Desalle levou a melhor na disputa entre os pilotos da Suzuki, deixando Kevin Strijbos com o terceiro degrau do pódio. Na disputa pelo campeonato Cairoli soma agora 564 pontos na liderança da classificação. O italiano tem 99 pontos a mais que o vice líder, Gautier Paulin, que apesar de ter ficado na sexta colocação da etapa, ainda mantém o segundo posto na pontuação mas vê Clement Desalle se aproximar ainda mais, apenas 9 pontos atrás.
 
MX2
 

Jeffrey Herlings - Foto: Ray Archer / KTM Images

Na Finlândia Jeffrey Herlings mostrou novamente que continua imbatível, assumindo a ponta da primeira bateria da MX2 logo após a largada para garantir mais uma vitória de ponta a ponto. Glenn Coldenhoff fez o holeshot mas apesar de logo superado por Herlings, mostrou o bom desempenho do início da temporada, mantendo a segunda colocação até a bandeirada final.
 
O piloto Monster Energy Yamaha, Dean Ferris também não teve problemas em manter o terceiro posto desde o início, enquanto pouco mais atrás Jake Nichols subia de quinto para quarto quando a prova chegava em sua metade. Completando os cinco melhores classificados veio o companheiro de Herlings na Red Bull KTM, Jordi Tixier. Depois de uma péssima largada onde caiu na primeira curva e completou a volta inicial apenas na 20ª posição, o francês imprimiu um ritmo muito forte subindo rapidamente de posições.
 

Dean Ferris - Foto: Yamaha Racing

A segunda bateria foi praticamente um replay para Jeffrey Herlings, que faturou a prova do início ao fim mais uma vez. Largando melhor, o também piloto KTM, Jordi Tixier conseguiu pular da quarta para a segunda colocação já na terceira volta, se mantendo em segundo a partir daí até o fim da bateria. Em terceiro, num bom fim de semana, Dean Ferris disputou a posição com José Butrón por quase todas as 22 voltas, levando a melhor sobre o piloto espanhol.
 
Romain Febvre, que vinha bem na primeira bateria até abandonar a prova com problemas no câmbio de sua KTM, completou os cinco primeiros da prova. No pódio, Herlings mantém a invencibilidade na temporada com 12 vitórias. Ao seu lado, o australiano Dean Ferris foi recompensado com o bom desempenho nas duas provas do dia, faturando a segunda colocação geral da etapa, a frente de Jordi Tixier que graças a recuperação que fez na primeira bateria, chegou ao pódio em terceiro.
 

Jordi Tixier - Foto: Ray Archer / KTM Images

Pelo campeonato da MX2, Herlings tem 592 pontos seguido por seu companheiro de equipe Tixier, com 441. A nona colocação na bateria inicial deixou José Butrón em quarto na etapa, mesmo assim o espanhol se mantém em terceiro no campeonato com 383 pontos e foi beneficiado pelo difícil fim de semana de Christophe Charlier, quarto na pontuação, que terminou o fim de semana apenas na 10ª colocação.
 
Resultados
 
MX1 - Classificação da Etapa
1. Antonio Cairoli (ITA, KTM)
2. Clement Desalle (BEL, Suzuki)
3. Kevin Strijbos (BEL, Suzuki)
4. Ken de Dycker (BEL, KTM)
5. Jeremy van Horebeek (BEL, Kawasaki)
6. Gautier Paulin (FRA, Kawasaki)
7. Rui Goncalves (POR, KTM)
8. Evgeny Bobryshev (RUS, Honda)
9. Max Nagl (GER, Honda)
10. Joel Roelants (BEL, Yamaha)
 
MX1 - Classificação do Campeonato após 12 etapas
1. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 564 pontos
2. Gautier Paulin (FRA, Kawasaki), 465
3. Clement Desalle (BEL, Suzuki), 456
4. Ken de Dycker (BEL, KTM), 441
5. Kevin Strijbos (BEL, Suzuki), 365
6. Tommy Searle (GBR, Kawasaki), 337
7. Jeremy van Horebeek (BEL, Kawasaki), 305
8. Max Nagl (GER, Honda), 296
9. Rui Goncalves (POR, KTM), 230
10. Davide Guarneri (ITA, KTM), 195
 
MX1 - Mundial de Construtores após 12 etapas
1. KTM, 576 pontos
2. Suzuki, 484
3. Kawasaki, 474
4. Honda, 364
5. Yamaha, 216
6. TM, 161
 
MX2 - Classificação da Etapa
1. Jeffrey Herlings (NED, KTM)
2. Dean Ferris (AUS, Yamaha)
3. Jordi Tixier (FRA, KTM)
4. José Butrón (ESP, KTM)
5. Aleksandr Tonkov (RUS, Honda)
6. Harri Kullas (FIN, KTM)
7. Petar Petrov (BUL, Yamaha)
8. Max Anstie (GBR, Suzuki)
9. Glenn Coldenhoff (NED, KTM)
10. Christophe Charlier (FRA, Yamaha)
 
MX2 - Classificação do Campeonato após 12 etapas
1. Jeffrey Herlings (NED, KTM), 592 pontos
2. Jordi Tixier (FRA, KTM), 441
3. José Butrón (ESP, KTM), 383
4. Christophe Charlier (FRA, Yamaha), 343
5. Glenn Coldenhoff (NED, KTM), 326
6. Dean Ferris (AUS, Yamaha), 313
7. Jake Nicholls (GBR, KTM), 292
8. Alessandro Lupino (ITA, Kawasaki), 259
9. Max Anstie (GBR, Suzuki), 252
10. Petar Petrov (BUL, Yamaha), 221
 
MX2 - Mundial de Construtores após 12 etapas
1. KTM, 597 pontos
2. Yamaha, 428
3. Kawasaki, 344
4. Suzuki, 276
5. Honda, 256
6. TM, 57
7. Husqvarna, 1

Nenhum comentário: