Pais dos ciclistas são as principais inspirações em Sta Cruz do Capibaribe (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
Na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, não é só o jeans que tem destaque no país. Uma galerinha boa de bike também está com espaço no cenário nacional. Quatro ciclistas com idades de 5 a 16 anos estão pedalando forte em busca do título de campeão Brasileiro de Bicicross. Mas, não é só a boa habilidade nas pistas que fazem os jovens pilotos chegarem nas primeiras posições. Os garotos atribuem o bom desempenho a uma espécie de herança vindo dos pais que também são campeões da modalidade.
Matias, de 14 anos, é acompanhado pelo pai nos treinos (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
Matias Bezerra de 14 anos foi terceiro lugar na 4ª etapa do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, a paixão pelo esporte surgiu naturalmente, mas o incentivo da família e principalmente do pai foi fundamental para as conquistas dentro da pista.
- É bom pra mim ter um pai que já foi campeão pernambucano e poder me ajudar nas provas. Foi meu pai e um amigo que me incentivaram a correr de maneira bem natural. Comprei meus equipamentos aos poucos e comecei a vir com ele para os treinos.
O pai, Alécio Bezerra, recebeu por três vezes o título de campeão pernambucano de 1992 a 1994 e sabe bem o que significa para o filho a recente conquista. Segundo ele, o orgulho é enorme em poder acompanhar o filho nas competições.
- Tenho o maior prazer e muita alegria em ver o meu filho conseguindo colecionar troféus. Está no sangue, passa de geração pra geração. Recordo muito da minha época que não tínhamos condições financeiras. Hoje é tudo modificado, as pistas são diferentes e as regras são mais competitivas. Me emociono muito em hoje poder ajudar melhor meu filho na parte financeira. Na minha época não tínhamos condições. Quero que ele futuramente torne-se um piloto de ponta.
Victor Hugo tem 5 anos e já coleciona vários troféus (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
Outro piloto que também manda bem é o Victor Hugo de apenas 5 anos. Apesar da idade o garoto já coleciona títulos nacionais, como os de vice-campeão Brasileiro, 2ª lugar no Norte/Nordeste e campeão da Copa do Brasil na categoria. Segundo o pai, Cícero Lopes, que foi vice-campeão pernambucano em 1992, poder acompanhar o filho é motivo de satisfação.
- É muita alegria, saber que ele está dando seguimento do que tentei lá atrás, e ver que ele se deu bem não tem preço. Na época, não tínhamos as oportunidades que eles têm atualmente. Hoje ele tem condições de viajar para fora do estado ou para outras competições que na minha época não era possível, pela parte financeira. Estou me esforçando pra levá-lo para competições nacionais e até internacionais. Estou muito satisfeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário