O clima em Washougal no final de semana foi ótimo. Estava fresco e com uma leve névoa, e com isto a temperatura beirava 15ºC. Estava previsto uma máxima de 29ºC durante o sábado, 20 de julho, mas as condições eram perfeitas, tanto para os fãs quanto os pilotos, e as sombras das árvores sobre a pista no final do dia não foram um problema para os pilotos.
A pista estava fantástica, mesmo com a poeira, ainda tinha lugares escorregadios e molhados por baixo da terra seca. Eles colocaram umas costelas no final da sessão do Horsepower Hill e também um step-up muito legal que os pilotos adoraram para fazer whips.
Treinos classificatórios
Roczen e Tomac lideram a sessão de treinos da categoria 250. Na primeira sessão, Roczen superou Tomac por apenas sete milésimos de segundos. Marvin Musquin foi o terceiro mais rápido seguido por Kyle Cunningham e Jason Anderson. Na segunda sessão foi bem parecido, mas Tomac ficou a 559 milésimos atrás de Roczen. Blake Baggett ficou em terceiro e Musquin ficou em quarto seguido por Jason Anderson. O piloto Rock River / Yamaha, Alex Martin, não entrou na pista no sábado devido a uma concussão sofrida durante seus treinos na semana passada. O espetáculo desta sessão foi o salto Built For Tough que possibilitou aos fãs verem um show a parte por Ken Roczen e seus scrubs.
A surpresa na categoria 450 foi o piloto Josh Grant sendo o mais rápido no primeiro treino seguido de perto do herói da casa, Ryan Villopoto. James Stewart deu uma guinada no final do treino e fez o terceiro melhor tempo. Foi uma volta divertida de se acompanhar. O piloto Suzuki deu scrubs violentos em alguns saltos. Trey Canard foi o quarto mais rápido seguido por Ryan Dungey e o caçula Stewart. Na segunda sessão, Ryan Villopoto baixou o tempo superando a volta mais rápida do dia e Stewart ficou com o segundo menor tempo. Dungey fez o terceiro tempo seguido por Barcia e Malcolm Stewart. Weston Peick voltou a correr no final de semana e fez o 12º tempo.
Gared Steinke sofreu um acidente grave subindo o Horsepower Hill, os ficais chegaram a interromper o treino. O piloto deixou a pista de ambulância.
Categoria 450
Ryan Dungey largou na ponta na primeira bateria da categoria. O dono da casa, Ryan Villopoto, largou em quinto e precisava passar James Stewart, Andrew Short e Justin Barcia antes de desafiar o ouro Ryan.
Ultimamente, Short tem largado muito bem e mantido a velocidade para ficar na frente, mas foi ultrapassado por Stewart e Villopoto logo no início e mesmo assim não se abalou e manteve a posição durante toda a corrida. RV alcançou Stewart e os dois encostaram em Barcia que facilitou para eles quando tropeçou numa curva, deixando os dois avançarem.
Stewart e Villopoto ainda tinham que resolver a situação entre eles enquanto Ryan Dungey tinha a pista só para ele. Villopoto ganhava e perdia tempo para Stewart por várias voltas antes de os dois engatarem numa briga subindo o Horsepower Hill. Stewart estava na frente quando os dois chegaram ao topo, mas Villopoto apareceu antes quando os dois começaram a descer. Stewart não acompanhou o ritmo de Villopoto conforme ele avançava em perseguição atrás de Dungey que já começa a enfrentar tráfego.
Dungey não conseguia passar pelos retardatários com facilidade e logo viu sua liderança ameaçada. RV diminuiu a distância para apenas alguns segundos restando poucas voltas para o final da bateria. Mesmo pressionado, Dungey não perdeu a calma. Nas últimas curvas Villopoto estava a apenas duas motos de distância atrás de Dungey, o suficiente para que Dungey vencesse a bateria e garantisse uma bela disputa para a segunda bateria.
A segunda bateria largou e Dungey assumiu a liderança depois de passar Josh Grant que fez o holeshot. Ryan Villopoto e James Stewart vinham logo atrás e rapidamente deixaram Grant comendo poeira. Os três pilotos mais rápidos do Motocross estavam na frente e foi assim a bateria inteira. Os dois Ryans logo abriram vantagem sobre o veterano Stewart que também abriu distância sobre o restante do pelotão. Villopoto acompanhou Dungey, volta por volta. Parecia mais um jogo de xadrez, um jogo que RV nunca gosta de jogar. Ele começou a mostrar sua roda dianteira para o piloto KTM, fez a ultrapassagem em uma curva logo depois da linha de chegada e logo começou a se afastar do atual campeão.
Jake Weimer e Broc Tickle também começaram a se acomodarem nas quarta e quinta posições do mesmo jeito que o trio da dianteira, mas atrás deles tinha uma batalha múltipla acontecendo pelos pontos valiosos das dez primeiras posições. Grant começou a ficar para trás e Chad Reed, Phil Nicoletti, Mike Alessi e Andrew Short começaram a avançar. Alessi fez uma corrida incrível, passando todos os três pilotos do grupo e assegurou a sexta posição.
A segunda bateria já chegava ao fim quando a batalha pelo Top 10 cessou. Villopoto venceu a bateria e levou para casa sua primeira vitória no geral em Washougal. Dungey o seguiu na segunda posição e Stewart completou o pódio.
Resultado da oitava etapa do AMA Motocross na categoria 4501. Ryan Villopoto (Kawasaki) 2-1
2. Ryan Dungey (KTM) 1-2
3. James Stewart (Suzuki) 3-3
4. Jake Weimer (Kawasaki) 10-4
5. Mike Alessi (Suzuki) 7-6
6. Andrew Short (KTM) 6-9
7. Josh Grant (Yamaha) 5-10
8. Chad Reed (Honda) 9-7
9. Broc Tickle (Suzuki) 13-5
10. Justin Barcia (Honda) 4-17
11. Weston Peick (Suzuki) 8-14
12. Trey Canard (Honda) 12-11
13. Malcolm Stewart (Honda) 11-12
14. Phil Nicoletti (Yamaha) 18-8
15. Justin Brayton (Yamaha) 15-13
16. Ben LaMay (Yamaha) 17-15
17. Ryan Sipes (Suzuki) 14-33
18. Michael Byrne (KTM) 23-16
19. Tyla Rattray (Kawasaki) 16-21
20. Mike Brown (KTM) 25-18
2. Ryan Dungey (KTM) 1-2
3. James Stewart (Suzuki) 3-3
4. Jake Weimer (Kawasaki) 10-4
5. Mike Alessi (Suzuki) 7-6
6. Andrew Short (KTM) 6-9
7. Josh Grant (Yamaha) 5-10
8. Chad Reed (Honda) 9-7
9. Broc Tickle (Suzuki) 13-5
10. Justin Barcia (Honda) 4-17
11. Weston Peick (Suzuki) 8-14
12. Trey Canard (Honda) 12-11
13. Malcolm Stewart (Honda) 11-12
14. Phil Nicoletti (Yamaha) 18-8
15. Justin Brayton (Yamaha) 15-13
16. Ben LaMay (Yamaha) 17-15
17. Ryan Sipes (Suzuki) 14-33
18. Michael Byrne (KTM) 23-16
19. Tyla Rattray (Kawasaki) 16-21
20. Mike Brown (KTM) 25-18
Classificação do AMA Motocross 450 após oito etapas1. Ryan Villopoto – 380 pontos
2. Ryan Dungey – 338
3. Justin Barcia – 271
4. James Stewart – 224
5. Trey Canard – 219
6. Mike Alessi – 199
7. Andrew Short – 164
8. . Jake Weimer – 160
9. Broc Tickle – 159
10 Josh Grant – 158
11. Malcolm Stewart – 146
12. Phil Nicoletti – 132
13. Tyla Rattray - 124
14. Justin Brayton - 121
15. Chad Reed – 119
16. Ryan Sipes – 118
17. Clement Desalle – 58
18. Weston Peick - 56
19. Kevin Strijbos – 45
20. Les Smith - 45 pontos
2. Ryan Dungey – 338
3. Justin Barcia – 271
4. James Stewart – 224
5. Trey Canard – 219
6. Mike Alessi – 199
7. Andrew Short – 164
8. . Jake Weimer – 160
9. Broc Tickle – 159
10 Josh Grant – 158
11. Malcolm Stewart – 146
12. Phil Nicoletti – 132
13. Tyla Rattray - 124
14. Justin Brayton - 121
15. Chad Reed – 119
16. Ryan Sipes – 118
17. Clement Desalle – 58
18. Weston Peick - 56
19. Kevin Strijbos – 45
20. Les Smith - 45 pontos
O holeshot da primeira bateria foi para Justin Bogle, da Geico / Honda, que liderou a primeira volta até que foi ultrapassado pelo colega de equipe, Eli Tomac, que voou baixo, completando a corrida com quase 20 segundos na frente do segundo colocado. Blake Baggett vinha logo atrás de Bogle e assumiu a segunda posição, mas um problema mecânico o retirou da prova.
Ken Roczen largou em 12º e logo começou a fazer ultrapassagens até assumir a terceira posição. Ele herdou o segundo lugar quando Baggett se retirou, mas quase perdeu a posição para Marvin Musquin. O piloto da casa, Justin Hill, fez a melhor corrida de sua carreira profissional e terminou na quinta posição e seu colega de equipe, Adam Cianciarulo ficou na sexta.
Wil Hahn fez o holeshot na segunda bateria, mas logo teve problemas e foi obrigado a ir para o pit. Justin Bogle assumiu a liderança, mas perdeu para Tomac na metade da primeira volta. Quando Roczen chegou à segunda posição logo depois, com apenas dois segundos separando-o do piloto Honda, parecia que o tão esperado duelo dos super-heróis das 250 iria finalmente acontecer. Entretanto, Tomac não tinha intensão de dar um espetáculo e acelerou tudo, deixando o alemão para trás. Tomac venceu a bateria com quase 1.500 metros distância na frente de Roczen, mesmo levando um susto na penúltima volta quando quase caiu subindo o Horsepower Hill. Com a dobradinha em Washougal, o piloto Honda está a um ponto do líder do campeonato e do plate vermelho.
Nada acontecia atrás de Roczen até que Bogle, Zach Osborne e Marvin Musquin começaram a brigar pelo terceiro lugar. Jason Anderson se aproximava do grupo, mas ainda tinha muito chão entre eles e acabou ficando fora do alcance. Quem venceu a disputa foi Osborne e Bogle acabou ficando na sexta posição.
Justin Hill teve outra bateria excelente. Ele terminou em sétimo e ainda teve que alcançar e ultrapassar seu colega de equipe, Blake Baggett, para isso. Outro herói local que mereceu destaque foi Tommy Weeck, que fico em 18º.
Resultado da oitava etapa do AMA Motocross na categoria 2501. Eli Tomac (Honda) 1-1
2. Ken Roczen (KTM) 2-2
3. Marvin Musquin (KTM) 3-4
4. Justin Bogle (Honda) 4-6
5. Justin Hill (Kawasaki) 5-7
6. Zach Osborne (Honda) 14-3
7. Jason Anderson (Suzuki) 11-5
8. Martin Davalos (Kawasaki) 7-9
9. Cole Seely (Honda) 9-10
10. Adam Cianciarulo (Kawasaki) 6-16
11. Cooper Webb (Yamaha) 12-11
12. Wil Hahn (Honda) 10-13
13. Kyle Cunningham (Yamaha) 8-15
14. Darryn Durham (Kawasaki) 13-14
15. Blake Baggett (Kawasaki) 35-8
16. Jeremy Martin (Yamaha) 24-12
17. Kyle Peters (Honda) 16-17
18. Tommy Weeck (Honda) 15-18
19. Jacob Baumert (Kawasaki) 17-19
20. Preston Mull (Honda) 18-32
2. Ken Roczen (KTM) 2-2
3. Marvin Musquin (KTM) 3-4
4. Justin Bogle (Honda) 4-6
5. Justin Hill (Kawasaki) 5-7
6. Zach Osborne (Honda) 14-3
7. Jason Anderson (Suzuki) 11-5
8. Martin Davalos (Kawasaki) 7-9
9. Cole Seely (Honda) 9-10
10. Adam Cianciarulo (Kawasaki) 6-16
11. Cooper Webb (Yamaha) 12-11
12. Wil Hahn (Honda) 10-13
13. Kyle Cunningham (Yamaha) 8-15
14. Darryn Durham (Kawasaki) 13-14
15. Blake Baggett (Kawasaki) 35-8
16. Jeremy Martin (Yamaha) 24-12
17. Kyle Peters (Honda) 16-17
18. Tommy Weeck (Honda) 15-18
19. Jacob Baumert (Kawasaki) 17-19
20. Preston Mull (Honda) 18-32
Classificação do AMA Motocross 250 após oito etapas1. Ken Roczen - 356 pontos
2. Eli Tomac - 355
3. Marvin Musquin - 298
4. Blake Baggett - 260
5. Zach Osborne - 239
6. Jason Anderson - 202
7. Justin Bogle - 178
8. Kyle Cunningham - 177
9. Jeremy Martin - 171
10. Cooper Webb - 159
11. Cole Seely – 153
12. Justin Hill – 146
13. Darryn Durham - 110
14. Martin Davalos - 99
15. Joseph Savatgy – 89
16. Blake Wharton - 85
17. Will Hahn – 71
18. Adam Cianciarulo – 68
19. Alex Martin – 48
20. Dillan Epstein – 37 pontos
2. Eli Tomac - 355
3. Marvin Musquin - 298
4. Blake Baggett - 260
5. Zach Osborne - 239
6. Jason Anderson - 202
7. Justin Bogle - 178
8. Kyle Cunningham - 177
9. Jeremy Martin - 171
10. Cooper Webb - 159
11. Cole Seely – 153
12. Justin Hill – 146
13. Darryn Durham - 110
14. Martin Davalos - 99
15. Joseph Savatgy – 89
16. Blake Wharton - 85
17. Will Hahn – 71
18. Adam Cianciarulo – 68
19. Alex Martin – 48
20. Dillan Epstein – 37 pontos
Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB
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